Portfólio reflexivo
Reflexão final
Chegados ao fim destas jornadas de formação, apenas se pode dizer que elas bem poderiam continuar, pois sendo o tema a biblioteca escolar e a web 2.0, muito ficou de fora (tal como estava aliás previsto) desta oficina de formação; pode dizer-se que ficamos desde já a aguardar a continuação, uma vez que não faltam ferramentas úteis para divulgar e explorar.
Relativamente aos conteúdos que foram trabalhados, considero que são extremamente pertinentes no contexto das bibliotecas escolares, tendo sido uma experiência muito enriquecedora reflectir sobre o melhor uso que as bbilitoecas escolares podem fazer destas ferramentas que foram afinal disponibilizadas com objectivos tão longínquos da educação.
De um modo geral, a metodologia seguida foi muito produtiva, pois além que exigir que se explorasse as ferramentas de forma a desenvolver as competências técnicas de utilização, houve a todo o momento a provocação que conduziu à reflexão conjunta, à crítica construtiva, ao debate de ideias os quais permitiram construir conhecimento colectivamente e "conectivamente". Apenas lamento não ter tido a oportunidade, por condicionalismos pessoais e profissinais, de participar de forma mais assídua e de interagir mais com os colegas.
Se quer as ferramentas propostas quer as metodologias seguidas não merecem o menor reparo, o mesmo não pode dizer-se quanto ao tempo disponível para cada uma das unidades, que foi notoriamente insuficiente para desenvolver um trabalho com uma qualidade razoável. Tendo em conta este desajuste, considero que havia que prolongar mais a acção no tempo, ou, na sua impossibilidade, de reduzir o número de tarefas solicitadas em cada unidade que, em algumas sessões, foram num número completamente irrealista face ao tempo disponível para o desenvolvimento dos trabalhos.
No que respeita ao conjunto dos participantes na acção, creio que manifestaram bastante qualidade nas suas participações, o que veio a ser, quanto a mim, potenciador de melhores desempenhos do colectivo, com melhor aproveitamento para os indivíduos. Pessoalmente, sinto que muitas da minhas reflexões foram bastante enriquecidas pelos contributos de qualidade que os colegas apresentaram, pelas críticas que me apontaram, pelas pistas que me desvendaram, tendo o ambiente de aprendizagem resultado mais estimulante e produtivo.
Não quero deixar de referir ainda a presença constante dos formadores, quer incentivando à participação, quer provocando os contributos dos vários intervenientes, quer salientando os aspectos positivos das várias participações, quer respondendo a dúvidas, quer ainda intervindo em assuntos exteriores à temática e mesmo às questões profissionais, contribuindo para humanizar uma formação que, sendo a-distância e assíncrona, corria o risco de vir a tornar-se impessoal e isolada. Não posso igualmente deixar de referir a apresentação, sempre atempada, de sínteses das sessões, que remetem efectivamente para o trabalho desenvolvido e dão resposta aos desempenhos individuais, permitindo aos formandos situar a sua participação no conjunto das participações.
Finalmente, uma palavra para o trabalho final. Julgo que acaba por se tornar excessivo todo o trabalho solicitado e que bastaria para este tipo de formação um portfólio reflexivo, uma vez que o trabalho ao longo das sessões foi já excessivamente exigente face ao tempo disponível. Creio que exigir que os formandos aprofundem ainda uma ferramenta e elaborem um plano de disseminação desta formação acaba por ser um trabalho demasiado penoso.