Partilha de conteúdos

 

Reflexão sobre a unidade

 

Tendo esta unidae servido para fazer a divulgação de três ferramentas de partilha de conteúdos, quase todas novidade para mim e todas bastante interessantes, acabou por se tornar uma unidade um pouco frustrante, na medida em que sentia necessidade de explorar não uma, mas as três ferramentas.

 

Na fase inicial o trabalho foi feito a par (com a Maria José Alves) a distância, com recurso à partilha de dumentos no gogogle docs. Foi bastante gratificante, tendo o trabalho corrido muito bem. No fundo, a metodologia seguida nesta fase inicial permitiu experimentar com sucesso mais uma ferramenta de partilha de conteúdos.

 

Na fase individual, tocou-me o Jing. Não foi nada fácil perceber a forma como a ferramenta funcionava e as suas especificidades (som e imagem) e o trabalho dfinal ficou muito aquém do desejado (como foi bem assinalado nos comentários ao meu trabalho) - seria interessante começar no momento em que terminei. Apesar disso, como experiência foi muito interessante e permitiu, por um lado aprender os rudimentos básicos do trabalho com esta ferramenta, por outro lado aperceber-me do potencial para outro tipo d etrabalhos na biblioteca.

 

Ao observar os trabalhos dos colegas percebi que a ferramenta Prezi permite criar apresentações muito apelativas.  Pelos comentários dos colegas fiquei com a ideia de que é uma ferramenta muito difícil de usar. Seja ou não, faz parte dos meus projectos explorá-la. Julgo que é uma ferramenta que vive muito do factor surpresa criado por um movimento constante e pelo destaque de algumas ideias chave através da aproximação. Penso que pode ser um excelente auxiliar para ajudar os alunos a focarem-se no essencial. Porém, em minha opinião, vai perder rapidamente o interesse, pois quando começarmos a ver por todo o lado apresentações feitas em prezi, rapidamente ficaremos cansados do ritmo imposto pela ferramenta.

 

Finalmente, a única feramenta que eu já conhecia, o Audacity. Julgo que é uma ferramenta muito interessante e tenciono experimentar com uma turma de alunos de currículos alternativos a utilização desta ferramenta com vista a melhorar os desempenhos de leitura oral. Veremos como corre. - Mais uma vez lá terei de ir depois explorar a forma de publicar o podcast.