Aprofundamento de uma ferramenta

 

O Diigo

 

Neste momento final da acção de formação, o que verdadeiramente consideraria interessante era apostar de facto seriamente no twuitter da biblioteca.

É efectivamente uma ferramenta útil e sinto que o meu conhecimento sobre a mesma precisa manifestamente de ser aumentado. Porém, há que ser realista e perceber que o tempo disponível para este trabalho é muito pouco, pelo que não será possível fazer o desejado aprofundamento. Teremos pois que o deixar para mais tarde, mas não ficando embora, de forma nenhuma, posto de parte.

Assim, para este trabalho final, opto por aprofundar o diigo,  uma ferramenta que considero fundamental em qualquer biblioteca, na medida em que permite passar da biblioteca meramenta tangível, onde os recursos físicos adequados aos utilizadores são seleccionados e disponibilizados, para uma biblioteca híbrida, onde para além dos recusos físicos são igualmente seleccionados e disponibilizados recursos intangíveis.

Julgo mesmo que na actualidade uma biblioteca que não disponha de uma qualquer ferramenta para avaliar, seleccionar e disponibiblizar recursos digitais é uma biblioteca ultrapassada, que não cumpre os seus objectivos.

A nuvem que apresento abaixo, foi iniciada já o ano lectivo transacto e este momento de formação acaba por constituir a oportunidade ideal para aperfeiçoar o trabalho que tem vindo a ser feito sistematicamente desde então.