Tarefa a par

Guião sobre o twitter para Jing, elaborado em parceria com Maria José Alves, usando a partilha do Google docs.

Foram sendo elaboradas várias versões:

Versão 1

Versão 2

Versão 3

Versão 4

Versão 5

Versão 6

Versão 7

Versão 8

Versão 9

Versão 10

 

Apresenta-se abaixo a versão final do guião:

 

 Maria João Filipe

 

Vamos hoje divulgar uma aplicação que tem andado nas bocas do mundo:

que já ajudou a eleger um presidente da república,

Por sinal de um país de relevo,

que tem sido o meio escolhido para divulgar posições políticas e outras,

que ajuda estrelas de várias artes a autopromoverem-se,

enfim,

uma aplicação que,

não tendo tido uma adesão imediata ,

desde 2007 tem conhecido um enorme desenvolvimento,

prevendo-se por isso que o seu crescimento venha a ser exponencial.

Com estas características,

esta é obviamente uma ferramenta a colocar ao serviço das aprendizagens dos alunos,

 e necessariamente também ao serviço das bibliotecas escolares.

Falamos do twitter.

 

 

Maria João Filipe & Maria José Alves

 

 

O twitter

- É uma rede social:

- apresenta mensagens próprias e também mensagens das personalidades que são seguidas pelo autor do twitter;

- admite seguidores.

 

- As mensagens são curtas, não podendo conter mais de 140 caracteres, por isso também se designa esta ferramenta por microbloging.

- Cada mensagem parte sempre da questão “What’s happening?” (o que está a acontecer neste momento)

- As mensagens de texto são exibidas numa página pessoal (perfil) do seu autor, e são também enviadas para os seus “seguidores” (followers) sendo ainda acessíveis através de pesquisa.

- As mensagens podem ser públicas ou apenas disponíveis para os seguidores do emissor.

 

- Esta rede está disponível em diversas outras plataformas (ex. facebook e outras)

  

Para que serve o Twitter:

 - Para divulgar notícias

- Difundir informação

- Promover e relatar eventos

- (...)

 

O Twitter e as Bibliotecas:

As bibliotecas, nomeadamente as bibliotecas escolares, podem usar o twitter para finalidades diversas:

- Divulgar recursos e actividades a pais, professores e alunos;

- Criar comunidades de professores...

- Criar comunidades de alunos...

- Promover debates...

- Promover o fundo documental twittando sobre documentos da biblioteca acerca  de temas que estão em foco, efemérides, etc.

- Fazer exercícios de escrita colaborativa

- Dinamizar comunidades de leitores

- Lançar desafios aos alunos (concursos e outros...)

- Difundir avisos (alterações ao funcionamento, horários, etc.);

- Difundir outras ferramentas da biblioteca - site, blog, facebook

- Antes de criar o twitter e começar a seguir outras personalidades importa definir  bem o público alvo e o tipo de informação que se pretende veicular.

  

Para iniciar a utilização:

- Criar uma conta em: www.twitter.com/signup

- Encontrar pessoas e/ou organizações para seguir pesquisando em:http://twitter.com/invitations/find_on_twitter ou importando dos contactos em :https://twitter.com/invitations/_find_on_contacts ou ainda convidando em:https://twitter.com/invitations/invite_by_email

- Dar a conhecer a sua presença no Twitter e criar uma rede de “seguidores anunciando através de outros “canais” (Blog, Facebook, etc.).

- Depois é só começar a twittar…

 

Algumas definições:

      TWEET: É o nome que se dá a uma mensagem enviada pelo Twitter, limitada a 140 caracteres.

      Existem vários tipos de Tweets

- Mensagens “originais

- Respostas

- Retweets

- Direct Messages

      TIMELINE/HOMEPAGE: É a página inicial de um utilizador, é aqui que são exibidos os Tweets.

      PERFIL: A página “pessoal” de um utilizador para os restantes, onde são exibidos os seus Tweets, e outras informações.

       FOLLOW: Seguir utilizador do Twitter. Os Tweets desse utilizador passam a ser exibidos na Timeline do seguidor e na sua lista “Following”.

      UNFOLLOW: Deixar de seguir um utilizador. OsTweets deixam de ser exibidos na Timeline e de figurar na lista.

      BLOCK: Bloquear utilizador. O utilizador deixará de seguir os Tweets e de aparecer na lista de Followers.

      HASHTAG: Uma forma desenvolvida pela comunidade Twitter para etiquetar, agrupar e localizar tweets. Os hashtags podem ser usados em qualquer ponto do tweet.

      LISTS: é possível criar listas no Twitter, para organizar os utilizadores que se seguem, ou mesmo para se acompanhar utilizadores que não se seguem

-  Cada utilizador pode ter até 20 listas

- As listas podem ser públicas ou privadas

- Os utilizadores podem Follow/Unfollow listas de mesma forma que contas individuais.

 - Como mencionar uma lista: @/

  

Algumas Aplicações do Twitter:

            - TweetDeck -http://www.tweetdeck.com/

            - Destroy Twitter -https://destroytwitter.com/

 

- Aplicações para os telemóveis:

            - Twitterrific (Iphone) - http://iconfactory.com/software/twitterrific

            - Quack (WindowsMobile) -           http://www.anthonyburns.co.uk/quakk/

 

- Serviços para reduzir links:

- TinyURL

- Bit.ly

- SnipURL

- is.gd

 

Vantagens do twitter:

- É gratuito

- Funciona em diversas outras plataformas;

- Sendo uma rede, tem um público muito alargado;

- Muitas pessoas confiam nas opiniões partilhadas no twitter

 

Dicas para professores bibliotecários:

- Seleccionar um fundo atraente que identifique bem a a biblioteca...

- Pensar a que público se quer chegar...

- Pensar antecipadamente no tipo de mensagens que se deseja publicar...

- Escolher criteriosamente as pessoas ou instituições a seguir

- Actualizar com frequência / aceder regularmente ...

- Replicar em outros contextos (blogs/facebook...)