Tarefa a par
Guião sobre o twitter para Jing, elaborado em parceria com Maria José Alves, usando a partilha do Google docs.
Foram sendo elaboradas várias versões:
Apresenta-se abaixo a versão final do guião:
Maria João Filipe
Vamos hoje divulgar uma aplicação que tem andado nas bocas do mundo:
que já ajudou a eleger um presidente da república,
Por sinal de um país de relevo,
que tem sido o meio escolhido para divulgar posições políticas e outras,
que ajuda estrelas de várias artes a autopromoverem-se,
enfim,
uma aplicação que,
não tendo tido uma adesão imediata ,
desde 2007 tem conhecido um enorme desenvolvimento,
prevendo-se por isso que o seu crescimento venha a ser exponencial.
Com estas características,
esta é obviamente uma ferramenta a colocar ao serviço das aprendizagens dos alunos,
e necessariamente também ao serviço das bibliotecas escolares.
Falamos do twitter.
Maria João Filipe & Maria José Alves
O twitter
- É uma rede social:
- apresenta mensagens próprias e também mensagens das personalidades que são seguidas pelo autor do twitter;
- admite seguidores.
- As mensagens são curtas, não podendo conter mais de 140 caracteres, por isso também se designa esta ferramenta por microbloging.
- Cada mensagem parte sempre da questão “What’s happening?” (o que está a acontecer neste momento)
- As mensagens de texto são exibidas numa página pessoal (perfil) do seu autor, e são também enviadas para os seus “seguidores” (followers) sendo ainda acessíveis através de pesquisa.
- As mensagens podem ser públicas ou apenas disponíveis para os seguidores do emissor.
- Esta rede está disponível em diversas outras plataformas (ex. facebook e outras)
Para que serve o Twitter:
- Para divulgar notícias
- Difundir informação
- Promover e relatar eventos
- (...)
O Twitter e as Bibliotecas:
As bibliotecas, nomeadamente as bibliotecas escolares, podem usar o twitter para finalidades diversas:
- Divulgar recursos e actividades a pais, professores e alunos;
- Criar comunidades de professores...
- Criar comunidades de alunos...
- Promover debates...
- Promover o fundo documental twittando sobre documentos da biblioteca acerca de temas que estão em foco, efemérides, etc.
- Fazer exercícios de escrita colaborativa
- Dinamizar comunidades de leitores
- Lançar desafios aos alunos (concursos e outros...)
- Difundir avisos (alterações ao funcionamento, horários, etc.);
- Difundir outras ferramentas da biblioteca - site, blog, facebook
- Antes de criar o twitter e começar a seguir outras personalidades importa definir bem o público alvo e o tipo de informação que se pretende veicular.
Para iniciar a utilização:
- Criar uma conta em: www.twitter.com/signup
- Encontrar pessoas e/ou organizações para seguir pesquisando em:http://twitter.com/invitations/find_on_twitter ou importando dos contactos em :https://twitter.com/invitations/_find_on_contacts ou ainda convidando em:https://twitter.com/invitations/invite_by_email
- Dar a conhecer a sua presença no Twitter e criar uma rede de “seguidores anunciando através de outros “canais” (Blog, Facebook, etc.).
- Depois é só começar a twittar…
Algumas definições:
● TWEET: É o nome que se dá a uma mensagem enviada pelo Twitter, limitada a 140 caracteres.
● Existem vários tipos de Tweets
- Mensagens “originais
- Respostas
- Retweets
- Direct Messages
● TIMELINE/HOMEPAGE: É a página inicial de um utilizador, é aqui que são exibidos os Tweets.
● PERFIL: A página “pessoal” de um utilizador para os restantes, onde são exibidos os seus Tweets, e outras informações.
● FOLLOW: Seguir utilizador do Twitter. Os Tweets desse utilizador passam a ser exibidos na Timeline do seguidor e na sua lista “Following”.
● UNFOLLOW: Deixar de seguir um utilizador. OsTweets deixam de ser exibidos na Timeline e de figurar na lista.
● BLOCK: Bloquear utilizador. O utilizador deixará de seguir os Tweets e de aparecer na lista de Followers.
● HASHTAG: Uma forma desenvolvida pela comunidade Twitter para etiquetar, agrupar e localizar tweets. Os hashtags podem ser usados em qualquer ponto do tweet.
● LISTS: é possível criar listas no Twitter, para organizar os utilizadores que se seguem, ou mesmo para se acompanhar utilizadores que não se seguem
- Cada utilizador pode ter até 20 listas
- As listas podem ser públicas ou privadas
- Os utilizadores podem Follow/Unfollow listas de mesma forma que contas individuais.
- Como mencionar uma lista: @
Algumas Aplicações do Twitter:
- TweetDeck -http://www.tweetdeck.com/
- Destroy Twitter -https://destroytwitter.com/
- Aplicações para os telemóveis:
- Twitterrific (Iphone) - http://iconfactory.com/software/twitterrific
- Quack (WindowsMobile) - http://www.anthonyburns.co.uk/quakk/
- Serviços para reduzir links:
- TinyURL
- Bit.ly
- SnipURL
- is.gd
Vantagens do twitter:
- É gratuito
- Funciona em diversas outras plataformas;
- Sendo uma rede, tem um público muito alargado;
- Muitas pessoas confiam nas opiniões partilhadas no twitter
Dicas para professores bibliotecários:
- Seleccionar um fundo atraente que identifique bem a a biblioteca...
- Pensar a que público se quer chegar...
- Pensar antecipadamente no tipo de mensagens que se deseja publicar...
- Escolher criteriosamente as pessoas ou instituições a seguir
- Actualizar com frequência / aceder regularmente ...
- Replicar em outros contextos (blogs/facebook...)