Preâmbulo
Considerando que me encontro numa situação peculiar em que, sendo CIBE, não tenho professores bibliotecários a orientar, torna-se difícil disseminar esta formação por professores bibliotecários, tarefa solicitada neste trabalho final.
Deste modo e uma vez que acumulo funções de professora bibliotecária, opto por elaborar um plano de formação pelos professores da minha escola. Trata-se aliás de uma actividade a que já dei início, através da divulgação da ferramenta formulário da Google docs.
Com este projecto, defino assim as linhas gerais do trabalho que vou tentar desenvolver junto dos meus colegas professores da Escola Básica de Mafra.
Para este trabalho parto da assumpção de que os professores estão interessados em trabalhar com estas novas ferramentas, mas simultaneamente encontram-se muito sobrecarregados com actividades de vária ordem, não estando pois disponíveis para despenderem muito tempo com esta matéria. Assim, o meu repto é fazer algum trabalho de divulgação durante um período de tempo muito controlado, no caso 60 minutos.
Obviamente os pressupostos definidos atrás levam a que o tipo de disseminação que me proponho fazer não seja tão profunda nem tão reflectida quanto desejável, porém esta é uma opção realista que tem em conta as condições concretas em que o meu trabalho se movimenta.
Penso que ao longo do ano lectivo terei que orientar várias sessões, porém considero que dificilmente o tema será esgotado ao longo do presente ano lectivo
Objectivos
[ Melhorar as competências dos professores da Escola Básica de Mafra para o uso e exploração da Internet, de forma a criar novos ambientes de aprendizagem colectiva e da Web 2.0
[ Dar a conhecer alguns aplicativos da Web 2.0 e os modelos de utilização no âmbito do processo de ensino-aprendizagem
[ Proporcionar a planificação de actividades no âmbito dos aplicativos da Web 2.0 de forma a contribuir para a formação dos professores, promovendo formação nestes aplicativos da Web 2.0 e integrando nas práticas de sala de aula
[ Produzir conteúdos com recursos aos dispositivos da WEB 2.0, de forma a difundir a informação para dentro e fora da Escola/Agrupamento
[ Enquadrar organização e de gestão da colecção/informação no contexto da Web, recorrendo às possibilidades da Web 2.0
Conteúdos
Tendo em conta o nível ainda bastante baixo em que o meu agrupamento se encontra no que respeita ao uso das ferramentas da Web, em parte resultante do facto de ainda não termos tido na escola qualquer entrega de equipamento no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, julgo que será sensato divulgar junto dos professores as seguintes ferramentas, ao longo deste ano lectivo:
[ Google docs – formulários;
[ Diigo – divulgação da ferramenta e reflexão sobre avaliação de RED;
[ Google reader
[ Google docs – partilha de documentos e edição colectiva;
[ Prezi;
[ Jing;
Metodologia
A divulgação das ferramentas será feita em sessões com professores com a duração de uma hora. Trata-se de um compromisso já assumido de que as sessões serão curtas e parece-me muito importante cumprir este desígnio, na medida em que os professores estão cansados de estar em reuniões em que se começa tarde, se discute com pouca focalização e se prolongam os trabalhos muito para além do horário previsto.
É claro que conseguir divulgar as ferramentas num período de tempo tão curto constitui um enorme desafio. Porém a ideia é mais mostrar aos professores o potencial dessas ferramentas e dar algumas linhas muito gerais do seu modo de funcionamento, levando-os depois a interessarem-se e explorarem eles próprios a melhor forma de operacionalizarem os seus projectos, obviamente sempre com a certeza de que a qualquer momento podem contar com a professora bibliotecária para os apoiar nas suas dificuldades.
Bibliografia
Para cada sessão, será fornecida a bibliografia essencial, recorrendo-se nomeadamente à documentação distribuída ao longo da presente formação.
Cronograma
Ferramentas | Nov | Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun |
Google docs - formulários | X | ||||||
Diigo | X | ||||||
Google reader | X | ||||||
Google docs - edição colaborativa | X | ||||||
Prezi | X | ||||||
Jing | X | ||||||
X |